A população são-joseense também comemorou o Dia da Independência do nosso país, com um desfile cívico de estudantes, profissionais de diversas áreas e setores da sociedade local e convidados de cidades vizinhas.
O desfile teve início por volta das 16h30, saindo das proximidades da Creche Municipal Otília Coura de Brito, localizada na Rua Capitão Manoel de Araújo, e percorrendo ruas do centro da cidade, terminando na Rua João Rocha, em frente a casa de Antônio de Juvêncio.
Participaram do desfile as Escolas Estaduais Genésio Araújo e Antônio Gregório de Lacerda; as escolas municipais Maria Marques de Sousa, Celestino Gomes de Sá e Creche Otília Coura de Brito, bem como a Escola de Educação Infantil CEPS (Centro Educacional Pintando o Sete), além de programas sociais como o PETI, PROJOVEM, BRASIL ALFABETIZADO.
Também participaram do desfile representantes da Igreja Batista, a Guarda Municipal e o SAMU locais, o Grupo de Capoeiras Ginga Brasil, além de participações especiais do Corpo de Bombeiros da cidade de Sousa/PB e da Banda de Música Salvino Alves de Oliveira, da cidade de Aparecida, e da Banda Marcial Francisca Ramalho, da Escola Santa Rita de Cássia, da cidade de Coremas.
Este ano o temo central foi “PAZ, SEGURANÇA E LIBERDADE PARA TODAS AS FAMAÍLIAS”. O desfile agradou a população, que acompanhou atentamente das calçadas, das janelas, alguns com braços cruzados, mas todos com sorriso aberto.
Todos se empenharam no desfile, porém um dos destaques foi a Igreja Batista, com dois pelotões abordando temas de interesse social e geral: drogas e alcoolismo. Além dessa abordagem, a Igreja trouxe para o desfile pessoas que, por motivos diversos, viviam a margem da sociedade, porém, com a ajuda da Igreja, estão se reintegrando. Parabéns então a todos.
Outros destaques foram as bandas de músicas convidadas.
A Banda de Música da cidade de Aparecida deu ritmo aos primeiros pelotões, com a peculiar disciplina e profissionalismo do Maestro e Músico Alexandre e o talento dos músicos da banda, que encantou a todos.
Já a Banda Marcial da cidade de Coremas, embora atrás na ordem dos pelotões, chegou bem a frente na preferência do público; a banda deu movimento aos pelotões, paralisou a plateia e atraiu a maioria dos flashes das digitais que, frenéticas, tentavam capturar o ritmo e a beleza dos seus integrantes.
Que o simbolismo desse “7 de Setembro, Dia da Independência do Brasil” possa despertar não só o patriotismo dos que habitam esse pedaço da Terra mas, sobretudo, o sentimento de civilidade e compromisso com o que fazemos.
Carlos Eduardo R. de Moura
Francisco Severo de Sá
Galeria de Fotos:
Carlos Eduardo
Adriano Mendes
Galeria de Fotos:
Carlos Eduardo
Adriano Mendes
Eu gostei muito do desfile, espero que desperte nas pessoas todos os temas abordados no mesmo,pois é de suma importância para todos os assuntos em questão e reflita em cada um a responsabilidade de se fazer um Brasil bem melhor.
ResponderExcluir