quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Novo satélite deve cair em novembro na Terra

São Paulo- Nas últimas semanas, uma grande expectativa foi gerada em torno do UARS, o satélite aposentado da Nasa que caiu sábado no mar.
Agora, o novo foco dos astrônomos (e da população) é o ROSAT, satélite alemão que deve cair em novembro e tem 1 chance em 2000 de machucar uma pessoa.
Criado pela empresa DLR, ele foi lançado em 1 de junho de 1990 em uma missão que deveria durar apenas 18 meses, mas acabou ficando ativo até 1998. Neste período, estudou a origem, composição e distribuição de energia das emissões de raios-X no espaço. Em 1999, foi desligado.
Desde então, o ROSAT vem perdendo altitude continuamente conforme gira em torno da Terra, completando uma órbita no planeta em 90 minutos.
Uma vez que o satélite não possui sistema de propulsão, não é possível controlar ou alterar a trajetória de sua queda na Terra. Além disso, desde que foi desligado, ele não pode mais se comunicar com o centro de controle da DLR em Oberpfaffenhofen, na Alemanha.
Corpos reentrando na atmosfera chegam a uma velocidade de 27.500 km/h; em menos de 10 minutos, o satélite deve desacelerar com a fricção no ar. A resistência causará um aumento de temperatura que, aliado ao estresse aerodinâmico, despedaçará grande parte do ROSAT.
Segundo a DLR, até 30 partes do satélite, somando 1,6 toneladas, podem sobreviver a essa desintegração e cair em algum lugar da Terra.  Isso porque o satélite possui um sistema de raio-X com espelhos e estrutura reforçada com fibras de carbono.
Ao tocarem o solo, os componentes estariam a uma velocidade de até 450 km por hora – só não se sabe, ainda, aonde cairão...

sábado, 24 de setembro de 2011

Vídeo: dê uma volta ao mundo a bordo da Estação Espacial Internacional

Você já se perguntou como é a Terra vista do espaço, como se estivesse voando por cima dela? O vídeo abaixo, com fotos tiradas de uma Estação Espacial Internacional, mostram a superfície do nosso planeta partindo da América do Norte, dando uma volta completa, e chegando até a Amazônia.

Pelo vídeo é possível ver as luzes em áreas mais populosas, assim como uma tempestade de raios no meio do Oceano Pacífico. Recomendamos assistir a versão em HD para observar melhor os detalhes do nosso planeta.
http://olhardigital.uol.com.br/

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Satélite não cairá nos EUA, diz Nasa

São Paulo- A Nasa divulgou um comunicado informando que, embora não saiba ainda exatamente onde seu satélite UARS cairá, já tem uma certeza: não há risco de queda em solo Norte-Americano.
O equipamento, que pesa 6,5 toneladas, foi colocado em órbita em 1991. Após 14 anos de funcionamento medindo ozônio e outras substâncias da atmosfera, ele foi aposentado e passou a perder altitude, puxado pela gravidade terrestre.
Há semanas a Nasa vem alertando que o satélite de 10,6 metros de comprimento e 4,5 metros de diâmetro deve entrar na atmosfera nesta sexta-feira (hoje). Embora a maior parte dele seja incinerada na queda, até 26 peças, com um peso total de 500 quilos, poderão sobreviver e cair em algum lugar do planeta.
O local estimado da queda abrange praticamente todo o globo, mas a Nasa afirma que a probabilidade de um acidente é baixa: a chance é de uma em 3.200 que uma peça atinja uma pessoa.
Embora tenha informado que o UARS deve cair na tarde ou começo da noite de hoje, a Nasa diz desconhecer o local de impacto. A única certeza, segundo ela, é a de que ele não estará sobrevoando a América do Norte no período – o que livra os Estados Unidos e os outros países do continente do risco.



 http://info.abril.com.br/noticias

terça-feira, 20 de setembro de 2011

Veja tabela com os valores do novo piso salarial dos professores do Estado


O Diário Oficial já divulgou a tabela com os novos valores do piso salárial dos professores da Rede Estadual de Ensino. Os vencimentos foram fixados através de Medida Provisória que foi promulgada pelo presidente da Assembléia Legislativa, Ricardo Marcelo (PSDB).
Os novos valores beneficiam o pessoal de direção ou administração, planejamento, inspeção, supervisão, orientação e coordenação educacional.
O pagamento do novo piso será proporcional à jornada de trabalho. A divulgação no DO aconteceu na última quinta-feira (15).
Veja a tabela de vencimentos:





  

A série: Onde passei registrei?

Inspirado no blog de Tiao Lucena na série as casas da minha infância resolvi postar a série onde passei registrei:



































Nossa primeira passagem: Serra Santa Catarina - São José da Lagoa Tapada -PB
Esse pessoal ai é fera.

Governo oferece Formação Continuada para professores da rede estadual

A Secretaria de Estado da Educação (SEE), em parceria com a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), inscreve, a partir desta terça-feira (20), professores efetivos e prestadores de serviço da rede estadual de ensino na primeira etapa da Formação Continuada. Esta é mais uma ação do Plano de Gestão “Paraíba Faz Educação”, voltada para a melhoria do ensino e aprendizagem para os professores dos anos iniciais e finais do Ensino Fundamental e professores do Ensino Médio.
As inscrições vão até o dia 30 de setembro e podem ser feitas de forma online (pelo site www.paraiba.pb.gov.br/educacao) ou presencial, por meio dos 12 gerentes regionais de Educação, que vão entregar aos diretores das escolas as fichas de inscrições com o número correspondente de professores por escola, garantindo que as fichas e as orientações cheguem até a escola e se responsabilizando pela devolução das inscrições a SEE.
A formação será realizada em escolas ou polos dos municípios sedes das Gerências Regionais de Educação, aproximando-se da realidade das escolas. Os participantes, além de obter a certificação de curso de aperfeiçoamento pela UEPB, desde que cumpram o mínimo de 80% de freqüência terão pontuação para o prêmio Educador Exemplar, cujas inscrições ainda estão abertas.
A modalidade do curso desta primeira etapa é presencial e semipresencial, com carga horária de 180 horas, distribuídas em seis horas presenciais aos sábados, totalizando 60 horas de curso presenciais e 120 horas não presenciais. A duração é de 15 de outubro a 17 de dezembro de 2011. A formação ocorrerá em etapas e, no decorrer do processo, será oferecido um curso de especialização lato senso, que possibilite ao professor uma ascensão verticalizada.
De acordo com a secretária executiva de Estado da Educação, Márcia Lucena, esta é uma estratégia de qualificação e valorização profissional, voltada para a melhoria do ensino e aprendizagem dos conhecimentos historicamente construídos e aqueles relacionados à realidade de vida dos estudantes, agregando valores, objetivando a qualidade de vida e a participação cidadã. “Isso se dará na articulação dos oito eixos norteadores da política de Educação do Estado: educação e identidade, educação e cultura, educação e o campo, educação e cidade, educação e trabalho, educação e comunicação, educação e tecnologia, educação e cidadania”, ressaltou.

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Investir em uma formação de ensino superior resulta em ganhos futuros

Investir em uma formação de ensino superior resulta em ganhos futuros. A conclusão faz parte de relatório divulgado nessa terça-feira (13) pela OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico).
Segundo o documento, no Brasil, ter curso superior resulta em um aumento de 156% nos rendimentos. É o mais alto índice entre todos os 30 países pesquisados.
O estudo aponta que, nos países analisados, em média, um indivíduo que concluiu a educação superior recebe pelo menos 50% a mais do que uma pessoa com ensino médio concluído.
De acordo com a OCDE, no Brasil, 68,2% dos indivíduos que completaram a universidade ou um programa avançado de pesquisa ganham duas vezes mais que a média de um trabalhador.
O estudo aponta, ainda, que 30,1% dos brasileiros entre 15 e 19 anos não estão estudando e que, desses, 16,1% estão empregados, 4,3% estão desempregados e 9,7% não estão na força de trabalho.
A população brasileira de 15 a 29 anos e com mais estudo é a que tem menor probabilidade de estar desempregada. Entre a população dessa faixa etária que está fora do sistema educacional, 6,2% dos graduados da educação superior estão desempregados. Na mesma situação, estão 10,2% dos jovens que concluíram o ensino médio e 5,58% dos que não concluíram esse nível de ensino.
A falta de qualificação de nível médio é, de acordo com o estudo, “um sério impedimento para encontrar emprego”. Jovens que não concluem o ensino médio e que não estão estudando estão 21 pontos percentuais menos propensos a encontrar um emprego.
A OCDE avalia que há um “alto nível de vulnerabilidade” na educação brasileira, principalmente entre os estudantes com 15 anos de idade. Cerca de 50% deles apresenta baixa pontuação em leitura. Entre os países que participaram do estudo, a média é 19%.
Além disso, o risco de obter essa pontuação baixa é uma vez e meia maior para estudantes com desvantagem de origem socioeconômica; 1,3 para os meninos em relação às meninas; e 1,3 para estudantes cujos pais têm baixo nível de escolaridade.
O relatório aponta também que, entre 2000 e 2008, o Brasil foi o país que mais aumentou os gastos por aluno da educação primária até o segundo ciclo da educação secundária (ensino médio), equivalente a uma elevação de 121%.
 O ministro da Educação, Fernando Haddad, comemorou após participar da abertura de um congresso internacional sobre educação, ocasião em que comentou o relatório.
- O mundo reconhece que o Brasil fez, na última década, o maior esforço de investimento na educação básica entre todos os países avaliados [pela OCDE]”.
No entanto, a OCDE disse também que o total do produto nacional investido pelo Brasil em educação continua abaixo da meta da organização.
No Brasil, o percentual do PIB (Produto Interno Bruto) destinado à educação cresceu 1,8 ponto percentual, passando de 3,5%, em 2000, para 5,3%, em 2008. A média da OCDE ficou em 5,9% em 2008. Para Haddad, se o país mantiver “o passo dos investimentos”, conseguirá alcançar o percentual dos países ricos.

 Fonte: R7

Suspenso julgamento de recurso contra prefeito de São José da Lagoa Tapada-PB

Pedido de vista do ministro Arnaldo Versiani (foto), do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), apresentado na sessão dessa terça-feira (13), suspendeu o julgamento de recurso em que Jucélio Formiga de Sousa pede a cassação do mandato do prefeito de São José da Lagoa Tapada-PB, Evilásio Formiga Neto, por causa da suposta inelegibilidade por parentesco do vice-prefeito José de Araújo Neto.

Afirma Jucélio Formiga que o Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) declarou a inelegibilidade de José de Araújo para o cargo de vice-prefeito por ser irmão de Antônio de Araújo Silva, que foi eleito vice-prefeito do município nas eleições de 2000 e 2004. No entanto, ressalta Jucélio no recurso ao TSE que o mandato do prefeito também deveria ser cassado por ser a chapa única e indivisível.

Por sua vez, o prefeito Evilásio Formiga Neto destaca, em sua defesa, que a inelegibilidade constitucional de seu vice é de natureza pessoal, no caso parentesco com o ex-vice-prefeito das duas gestões municipais imediatamente anteriores, e que não o atingiria.

Já o vice-prefeito José de Araújo Neto sustenta a incompetência de Tribunal Regional Eleitoral para julgar recurso contra expedição de diploma de prefeito, a preclusão do recurso, e que somente seria inelegível para o cargo de vice-prefeito se seu irmão tivesse assumido a prefeitura municipal nos seis meses anteriores à eleição de 2008.

Voto do relator

Relator dos recursos tanto de Jucélio Formiga quanto do vice-prefeito José de Araújo, o ministro Gilson Dipp rejeitou os argumentos levantados pelo primeiro, que pretendia a cassação do mandato de Evilásio Formiga em razão da inelegibilidade do vice-prefeito, e os apresentados pelo vice-prefeito.

Após afastar as alegações de preclusão da ação e de incompetência de TRE para julgar recurso contra expedição de diploma de prefeito, o ministro Gilson Dipp afirmou que a inelegibilidade constitucional contida no artigo 14 da Constituição Federal alcança José de Araújo por ele ter se candidatado ao mesmo cargo (vice-prefeito) ocupado por seu irmão nas duas gestões anteriores do município.

Dispositivo do artigo 14 da Constituição Federal estabelece que são inelegíveis, no território de jurisdição do titular, o cônjuge e os parentes consaguíneos e afins, até o segundo grau ou por adoção.

De acordo com o ministro Gilson Dipp, essa inelegibilidade abrange no caso também candidato a vice-prefeito que teve irmão exercendo o mesmo cargo no município, em administrações imediatamente anteriores.

“Não sendo possível ao vice-prefeito reeleito lançar-se candidato ao cargo, independentemente de ter ou não substituído o prefeito nos seis meses anteriores à eleição, não é possível a seu irmão almejar o mesmo cargo na mesma região, pois isto caracterizaria terceiro mandato e a perpertuação no mesmo cargo político de um determinado núcleo familiar”, ressaltou o relator.   

Destaca o ministro Gilson Dipp que a inelegibilidade do vice-prefeito José de Araújo Neto é, de fato, de natureza pessoal e não tem a capacidade de atingir o mandato do prefeito nem de macular a legitimidade da eleição de 2008 em São José da Lagoa Tapada-PB.

O ministro condenou inclusive a atitude do autor do recurso por ter apresentado a ação somente depois da eleição e diplomação de Evilásio Formiga na prefeitura, quando poderia ter impugnado a candidatura de José de Araújo a vice-prefeito no momento do pedido de registro, permitindo a substituição do nome na chapa adversária.

“Essa é uma prática reprovável pela Justiça Eleitoral, por caracterizar armazenamento tático da demanda”, disse o ministro Gilson Dipp.

O voto do relator foi acompanhado pelo ministro Marcelo Ribeiro.

O julgamento prossegue com o voto-vista do ministro Arnaldo Versiani.

Decisão do TRE-PB

Ao examinar o recurso contra a expedição do diploma contra o prefeito São José da Lagoa Tapada e seu vice, o Tribunal Regional da Paraíba (TRE-PB) manteve no cargo de prefeito Evilásio Formiga Neto e cassou o mandato de José de Araújo por inelegibilidade constitucional de cunho pessoal.

Segundo a corte regional, "a inelegibilidade do vice-prefeito não deve refletir na diplomação do titular do cargo, vez que tem motivo de caráter pessoal (relação de parentesco) e não há relação de subsidiariedade do prefeito em relação ao vice".


Fonte: Edmilson Pereira com Assessoria

terça-feira, 13 de setembro de 2011

Absolvido Por 3 votos a 1, TRE-PB absolve Veneziano Vital do processo de cassação

Por 3 votos a favor e apenas 1 contra, a Corte do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) da Paraíba decidiu em sessão realizada na tarde desta terça-feira(13), dar provimento ao recurso do prefeito de Campina Grande, Veneziano Vital do Rêgo, contra a decisão do juiz da 16ª Zona Eleitoral, Francisco Antunes Batista, que cassou o seu mandato e do vice, Luís Júnior, por capitação ilícita de sufrágios na eleição municipal de 2008.

A decisão do TRE rejeita o pedido de cassação dos mandatos de Veneziano e do seu vice-José Luiz Júnior, mantendo-os nos cargos.

Os dois eram acusados de usar recursos do Fundo Municipal de Saúde em conta da campanha para reeleição em 2008.

De acordo com o processo, a empresa Maranata, após receber pagamento de R$ 50 mil da prefeitura, repassou o dinheiro para pessoas físicas que, por sua vez, fizeram depósitos na conta de campanha de Vital do Rêgo.

A chapa obteve 116.22 votos, contra 109.343 votos da segunda colocada, encabeçada por Rômulo Gouveia (PSDB).

Na sessão desta terça, o juiz Márcio Accioly votou contra o parecer do relator, João Batista Barbosa, que foi pela cassação de Veneziano e do vice, José Luiz Júnior, reconhecendo que houve uso de recursos públicos na campanha em valores suficientes para comprometer a igualdade entre os candidatos ao pleito municipal.

O juiz João de Brito Lyra acompanhou o voto divergente dado por Marcio Accioly, decição que foi acompanhada pelo juiz Newton Vita. A juíza federal Helena Delgado Ramos Fialho Moreira se absteve de votar, alegando não ter acompanhado o início da votação do processo.


Fonte: Élison Silva

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Escolas privadas da PB aparecem melhor que as públicas no Enem Resultado foi divulgado nesta segunda (12) pelo Ministério da Educação. Ranking é baseado no desempenho dos alunos no último Enem.

 Uma nota ruím para nossa escola:

Nesta segunda-feira (12) o Ministério da Educação divulgou a relação das melhores e piores escolas de ensino médio do país. A lista é baseada no desempenho dos alunos das instituições no último Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

O Ministério da Educação mudou o critério de divulgação das notas por escola do Enem. Foram criadas quatro categorias de acordo com a porcentagem de participação no Enem 2010:

Grupo 1: de 75% a 100% (17,8% das escolas)
Grupo 2: de 50% a 74,9% (20,9% das escolas)
Grupo 3: de 25% a 49,9% (33% das escolas)
Grupo 4: de 2% a 24,9% (27,4% das escolas)

De acordo com a nota técnica divulgada pelo MEC, não se deve misturar as categorias para comparação de desempenho entre as escolas. As escolas que tiveram menos de 2% de participação não foram consideradas. De acordo com o MEC, a média de participação dos estudantes no Enem 2010 foi de 56,4%.

Na Paraíba, nas duas categorias onde houve maior participação dos alunos as escolas da rede privada de ensino ficaram à frente das públicas. No Grupo 1 as dez primeiras posições do ranking são privadas. O Colégio Motiva, de João Pessoa, foi o que alcançou a maior média total com 667,45. Repetindo assim o desempenho do ano passado quando também ficou em primeiro.

A melhor escola pública no Grupo 1 aparece apenas na 19ª posição. A Escola Técnica de Saúde de Cajazeiras, que pertence à Universidade Federal de Campina Grande, alcançou a média total de 611,91.

No lado oposto da lista aparece a Escola Municipal de Ensino Fundamental e Médio Padre Godofredo Joosten, que fica na cidade de Gado Bravo, Agreste paraibano. Ela obteve como média 497,4 e ficou com a pior colocação. Junto com ela outras cinco escolas públicas estão entre as dez piores do Grupo 1.

No Grupo 2 o cenário é similar ao do 1, com as instituições privadas também liderando o ranking. O Colégio Motiva de Campina Grande aparece em 1° lugar com a média de 659,88.

A Escola Municipal de Ensino Fundamental e Médio Professora Fildani Souto Gouveia, em 16° lugar, é a instituição melhor colocada no ranking do Grupo 2. Sua média total foi de 568,1. A escola fica na cidade de São Mamede, na região da Borborema..

Em último no Grupo 2 aparece a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Dom Adauto, que fica em João Pessoa . Ela alcançou a média de 478,99.

Confira na íntegra abaixo o ranking das melhores e piores escolas:

Ranking das  dez melhores escolas com mais de 75% de participação no Enem 2010
Escola Rede Média Total Taxa de Participação
CENTRO PESSOENSE DE EDUCACÃO - COLEGIO MOTIVA PRIVADA 667,35 91,2
ESCOLA VIRGEM DE LOURDES PRIVADA 658,95 97,9
COLÉGIO COMPACTO LTDA PRIVADA 643,69 87
COLÉGIO IMACULADA CONCEIÇÃO PRIVADA 642,02 93,9
INSTITUTO JOÃO XXIII PRIVADA 641,68 82,2
COLÉGIO E CURSO PETRÔNIO FIGUEIREDO LTDA PRIVADA 637,82 87,9
COLÉGIO NOSSA SENHORA DE LOURDES PRIVADA 628,39 90
COLÉGIO CRISTO REI PRIVADA 626,52 86,1
GEO SUL PRIVADA 624,75 84,4
COLÉGIO GEO TAMBAU PRIVADA 624,75 84,4
Ranking das dez piores escolas com mais de 75% de participação no Enem 2010
Escola Rede Média Total Taxa de participação
EMEFM PE GODOFREDO JOOSTEN

PÚBLICA 497,4 100
EEEFM ANTONIO COELHO DANTAS PÚBLICA 499,9 84,2
COLÉGIO E CURSO INTEGRAL DESAFIO PRIVADA 504,77 77,3
COLÉGIO GETULIO VARGAS PRIVADA 506,56 100
EEEFM ANTÔNIO GREGÓRIO DE LACERDA PÚBLICA 509,52 75
CPSG JOAO HERMAN RODRIGUES DE FIGUEIREDO PRIVADA 512,6 95,7
EEEF RUBENS DUTRA II PÚBLICA 514,83 100
EEEFM PROF JOSE GONCALVES DE QUEIROZ PÚBLICA 525,24 88,6
EEEFM FERNANDO MOURA CUNHA LIMA PÚBLICA 531,11 91,4
SISTEMA EDUC GENIUS LTDA - COLEGIO MASTER BESSA PRIVADA 531,15 92,6
Fonte:
http://g1.globo.com/paraiba/

sábado, 10 de setembro de 2011

 
Ouvir uma boa música é sempre bom por isso resolvi postar este video do Skank.Comente:

quarta-feira, 7 de setembro de 2011

São josé da Lagoa Tapada comemora o 7 de Setembro

A população são-joseense também comemorou o Dia da Independência do nosso país, com um desfile cívico de estudantes, profissionais de diversas áreas e setores da sociedade local e convidados de cidades vizinhas.
O desfile teve início por volta das 16h30, saindo das proximidades da Creche Municipal Otília Coura de Brito, localizada na Rua Capitão Manoel de Araújo, e percorrendo ruas do centro da cidade, terminando na Rua João Rocha, em frente a casa de Antônio de Juvêncio.
Participaram do desfile as Escolas Estaduais Genésio Araújo e Antônio Gregório de Lacerda; as escolas municipais Maria Marques de Sousa, Celestino Gomes de Sá e Creche Otília Coura de Brito, bem como a Escola de Educação Infantil CEPS (Centro Educacional Pintando o Sete), além de programas sociais como o PETI, PROJOVEM, BRASIL ALFABETIZADO.
Também participaram do desfile representantes da Igreja Batista, a Guarda Municipal e o SAMU locais, o Grupo de Capoeiras Ginga Brasil, além de participações especiais do Corpo de Bombeiros da cidade de Sousa/PB e da Banda de Música Salvino Alves de Oliveira, da cidade de Aparecida, e da Banda Marcial Francisca Ramalho, da Escola Santa Rita de Cássia, da cidade de Coremas.
Este ano o temo central foi “PAZ, SEGURANÇA E LIBERDADE PARA TODAS AS FAMAÍLIAS”.  O desfile agradou a população, que acompanhou atentamente das calçadas, das janelas, alguns com braços cruzados, mas todos com sorriso aberto.
Todos se empenharam no desfile, porém um dos destaques foi a Igreja Batista, com dois pelotões abordando temas de interesse social e geral: drogas e alcoolismo. Além dessa abordagem, a Igreja trouxe para o desfile pessoas que, por motivos diversos, viviam a margem da sociedade, porém, com a ajuda da Igreja, estão se reintegrando. Parabéns então a todos. 
Outros destaques foram as bandas de músicas convidadas.
A Banda de Música da cidade de Aparecida deu ritmo aos primeiros pelotões, com a peculiar disciplina e profissionalismo do Maestro e Músico Alexandre e o talento dos músicos da banda, que encantou a todos.
Já a Banda Marcial da cidade de Coremas, embora atrás na ordem dos pelotões, chegou bem a frente na preferência do público; a banda deu movimento aos pelotões, paralisou a plateia e atraiu a maioria dos flashes das digitais que, frenéticas, tentavam capturar o ritmo e a beleza dos seus integrantes.
Que o simbolismo desse “7 de Setembro, Dia da Independência do Brasil” possa despertar não só o patriotismo dos que habitam esse pedaço da Terra mas, sobretudo, o sentimento de civilidade e compromisso com o que fazemos.

Carlos Eduardo R. de Moura
Francisco Severo de Sá

Galeria de Fotos:
Carlos Eduardo
Adriano Mendes
  

São josé da Lagoa Tapada comemora o 7 de Setembro