Esta tradição, iniciou por estas terras através da fé e devoção do Senhor Francisco Mendes; Homem prudente e devoto de Nossa Sra. Do Desterro, zeloso pelas coisas de Deus e defensor da Fé Católica. Pai de uma grande Familia constituida em dois sacramentos do matrimonio; do primeiro nasceram: Chiquinha, Antoninha, Mendinho, Antonio, Pedrosa, Custodia,Joaquina e...; do segundo Matrimonio: Socorro Mendes Braga, (sindá, Quinco, Raimundinha, Antunina, Bernadino, Ana e Jandira In memorian).
Sabe-se que antes da grande sec de 1930, São José se viu ameaçada por cangaceiros oriundos do bando de Lampião, os quais chegavam nas cidades fazendo todo tipo de atrocidades com as pessoas e ateando fogo sem seus bens. além de violarem moças, assassinarem cianças e quem aparecesse com objeções contra as torturas que faziam.
Seu Francisco Mendes recorreu a Virgem Maria, mãe de Deus e da Igreja sob o titulo de Nossa Senhora do Desterro, que viesse em favor de nossas terras e de sua familia,(composta a maioria por mulheres), que se os malfeitores não passasem por aqui, ou melhor se Maria Santissima desterrasse do pensamento deles a vontade de passa em São José, ele mandaria confeccionar uma imagem de Nossa Snhora do Desterro, onde quer que fosse, e colocaria na capela (da época) de São José. A graça foi alcançada; Nossa Senhora do Desterro veio em seu auxilio e proteção, os cangaceiros passaram por todas as cidades circuvizinhas e fizeram muitos males, mas seu Francisco pela fé, por amor a Deus e a Mãe Santissima, manteve este pequeno chão ileso de qualquer perigo.
Finalmente, em 1933 chego na cidade de Sousa a imagem que o senhor Francisco encomendra para realizar a promessa, trazida pelo Padre José Borges de Carvalho que confeccionou na cidade de Recife - Pernambuco, eta imagem foi conduzida pelo povo de Sousa que caminhava a pé, até o riacho de tabua, minicipio de Sousa, eos fieis da comunidade de São José da Lagoa Tapada também a pé que foram receber a imagem no riacho. Chegando até aqui foi conduzida, zelada pela comunidade e venerada com amor e devoção; Sindá filha de Seu Francisco Mendes tinha um carinho especial a Nossa Senhora e cuidou por muito tempo da imagem até quando sua saúde permitiu. Ainda hoje todos os devotos de Nossa Senhora do Desterro bendiz e glorifica a Deus pelos rogos que sua mãe em favor de Nossas Terras.
Paróquia de São José
Estas infiormações foram adquiridas peloPe, Rodolfo que consultou D.Dazinha Pinto e a própria filha de seu Francisco Mendes: Socorro Mendes.
Fotos 28 de Abril de 2013
Nenhum comentário:
Postar um comentário